Faz reciclagem de electrodomésticos?

segunda-feira, 15 de março de 2010

Sacos de Plástico


Os sacos de plástico são uma forma muito utilizada pelo homem e também muito prejudicial para o meio ambiente. Estes servem de transporte para alimentos ou outra coisa. Introduzidos na década de 70, depressa se tornaram muito populares, especialmente através da sua distribuição gratuita nos supermercados e outras lojas. Os sacos de plástico podem ser muito bons para o homem por ajudar nas arrumações e no transporte de compras, mas são muito maus para o ambiente, tento já morto alguns animais, por ficarem presos neles. Anualmente circulam cerca de 500 biliões a 1 trilião destes objectos no meio ambiente e chegam a demorar entre 200 a 450 anos para serem degradados.
Os sacos de plástico não são forma de transporte inócua para o meio ambiente, pelo elevado número de sacos produzidos, cerca de 150 por pessoa em casa ano, pela sua natureza não biodegradável, e também por a sua manufactura se fazer a partir de combustível fóssil o que vai conduzir a emissão de gases poluentes.
Estima-se que cerca de 90% dos sacos acabam a sua vida em lixeiras, estes objectos ocupam cerca de 0,3% do volume acumulado nas lixeiras, mesmo assim dado a sua leveza extrema se não forem bem acondicionados tem tendência a voar e a espalhar-se pelo meio ambiente. Nos países onde não existam métodos de recolha eficaz de sacos de plástico, estes são totalmente abandonados depois do uso e acabam por ir parar mais cedo ou mais tarde aos rios e aos oceanos. Os ambientalistas chamam a atenção para este facto, pois existem milhares de baleias, golfinhos, tartarugas-marinhas e aves marinhas que morrerem anualmente asfixiadas por sacos de plástico.
Já existem vários países a tentar reduzir o consumo dos sacos de plástico, cobrando um imposto ao consumidor por cada saco distribuído, por exemplo no Reino Unido e na Alemanha. Em Portugal e no Brasil estes são distribuído gratuitamente, contudo, já existem alguns supermercados que começaram a cobrar um imposto por cada saco distribuído.
Podemos na mesmo usar sacos para transportar as compras, mas sem serem sacos de plástico. Existem sacos de pano ou mesmo caixas de cartão.
Se todos tentarmos ajudar podemos fazer com que a morte de animais marinhos, não seja tão acentuada, e assim ajudamos também o meio ambiente.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ECOVILAS




Olá pessoal , cá estamos nós de volta , esperemos que as festas tenham sido boas !
Desta vez decidimos seguir um conselho sobre um comentário em que falava sobre ecovilas e cá estamos nós a falar delas .
Ecovila é um modelo sobre a sustentabilidade humana. São comunidades urbanas ou rurais de pessoas que têm a intenção de integrar uma vida social que esteja em harmonia com um estilo de vida sustentável. Para que se consigo alcançar este objectivo, as ecovilas incluem na sua organização muitas práticas. Sendo algumas:
- Produção local orgânica de alimentos ; - utilização de energias renováveis ( como já mencionado no nosso blogue energias renováveis são energias obtidas de fontes naturais capazes de se regenerar logo são inesgotáveis) ; - Utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções ou seja bioconstrução (Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente) ou Arquitectura sustentável (A arquitectura sustentável é um processo em permanente evolução que demonstra estratégias inovadoras e tecnologias para melhorar a qualidade de vida quotidiana); -Criação de esquemas de apoio social e familiar; - Economia solidária (Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição da riqueza centrada na valorização do ser humano baseada na cooperação), cooperativismo e rede de trocas; - Preservação e tratamento de ecossistemas locais.
Uma pequena curiosidade é que no ano de 1998, as ecovilas foram nomeadas oficialmente na lista da ONU como uma das 100 melhores práticas para o desenvolvimento sustentável, como modelos excelentes de vida sustentável.
Um dos princípios fundamentais da natureza é não retirar a mais da Terra se não o podemos devolver. E assim fazendo, potencialmente, a comunidade pode continuar indefinidamente. Um dos conceitos utilizados nas ecovilas é o da permacultura, que é um sistema de design sustentável.
A permacultura é um método para planejar, actualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.
A sua utilização serve para:
-> Água para a captação, armazenamento, filtragem/purificação e utilização;
-> Bioconstruções;
-> Energias renováveis:
-> Ecovilas.